O QUE É UM LAB DUDLEY?


    São recorrentes as perguntas que recebemos por e-mail, ou em sites de relacionamento a respeito do assunto, isso nos motivou a escrever esse pequeno artigo, para que os que ainda tem duvidas a respeito do assunto possam se informar a respeito.

    Primeiro é preciso saber que existem dois tipos distintos de amarelos que têm genótipos "diferentes", E que em função disso e de suas combinações genéticas para cor podem estes podem gerar ou não cães com pigmentação de trufa e comissura labial e pálpebra diferente.

    Se um Lab amarelo tem um ou os dois genes que o codificam com o gen preto, o filhote terá pigmento preto e este pigmento podem variar em intensidade.

    Se um Lab amarelo tem dois genes e um deles que o codifica para chocolate o filhote terá pigmentação para fígado (chocolate) isso também e chamado por alguns como  um " Dudley "

    Estas combinações diferentes podem surgir de várias procriações que dependem de que cor os pais são e que cores que eles levam em sua genética.



E preciso separar bem o que e um dudley e o que e um cão com a pigmentação fraca...

 

    Pode ocorrer de um nariz ter a cor enfraquecida ficando meio cor-de-rosa devido a idade ou a outros fatores externos e não genéticos.  Isto acontece inevitavelmente na maioria dos amarelos. É chamado freqüentemente de "nariz de inverno... ou da neve". A causa é um desarranjo de uma certa enzima (tyrosinase) que e a responsável pela produção do pigmento,  quando um cachorro envelhece esta enzima não e produzida mais de acordo e assim o nariz enfraquece.

    Também a temperatura de onde o cão mora interfere na produção dessa enzima, logo nos meses quentes o cão produz mais e logo fica melhor pigmentado, e nos meses frios... pode ter a pigmentação enfraquecida. E também conhecido que a proliferação de um determinado tipo de fungo pode enfraquecer a cor da trufa, e isto esta ligado na maioria das vezes ao uso de vasilhas (comedouros de Plástico), por isso só recomendamos de aço inox, duram muito e não dão esse problema.

    Os cães chocolates são mais pre-dipostos a ter filhos assim, e em algumas procriações muitas vezes eles vêm como uma surpresa, sendo assim alguns criadores experientes e responsáveis os produzirão de vez em quando.

    O caso mais comum é na procriação de chocolate com chocolate. É relativamente incomum para um chocolate levar amarelo em sua genética, assim as chances de AMBOS os pais que levam a cor amarela são difíceis de ocorrer... mas se ocorrem....     Pode ser transmitidos gen amarelo e chocolate as muitas gerações e assim alguns assumem o risco de um preto não levar chocolate porque nenhum chocolate aparece na genealogia para muitas gerações mas isso não e garantido.

    O preto pode levar amarelo e chocolate e pode criar com um amarelo que porta chocolate e "voila" ambos os tipos de filhote amarelos podem surgir, ou seja com pigmentação e sem.     Infelizmente muitos criadores não estão bem inteirados com a genética de cor. Mas algumas coisas tem que ser levadas em conta... SEMPRE... Em primeiro lugar eles são uma falta, não uma desqualificação. Só um cachorro que tem verdadeiramente pigmento rosa não deveria ser mostrado em uma expo.
 

    MAS se eles fazem bem o papel de um bom companheiros o que importa?

    Um verdadeiro Dudley (pigmento rosa) geralmente tem a tendência a queimadura de sol, assim você precisa ter cuidado com o sol. Ai vem a resposta final.... O que é um Dudley?

    Você vai ter respostas diferentes de pessoas diferentes. Um verdadeiro Dudley seria para mim um cão totalmente sem pigmento. Seu nariz, pálpebras, comissuras lábiais e pés são tão rosas quanto no dia que eles nasceram.

Muitos dizem que um amarelo com pigmento de fígado (chocolate) são dudleys...por isso e que eu disse depende da pessoa e das definições delas. O AKC descreve isto como uma cor diferente de pele, ou seja um cão amarelo com pigmento de chocolate... não seria um dudley segundo o AKC. Anna Katherine Nichols no seu livro sobre labs, escrito em 1983, diz que um cão com nariz Dudley é definido como sendo o que tem a cor de pele, ou seja ROSA, O LRC (LABRADOR RETRIEVER CLUB OF AMÉRICA) define um Dudley também como um cão com trufa rosa... Um amarelo com pigmento de chocolate, não é um Dudley. Deve ser penalizado, mas não desqualificado. O padrão do akc... diz: " UM nariz completamente rosa ou um que falte qualquer pigmento e desqualificante"

logo finalizando... Um amarelo com um nariz de chocolate não tem falta de pigmento, assim eles não são Dudley e não deveriam ser chamado tal.

Porem fazem parte dos cães que advém de cruzas em sua maioria indevidas, ou acidentais, e não deveriam procriar a não ser pelas mãos de criadores SUPER EXPERIENTES, QUE SAIBAM COMO neutralizar essa característica.

Cão com a pigmentação queimada por conta do frio, velhice, problema hepático ou fungo.

Dudley, note que ele tem ausência de qualquer pigmentação, a trufa, as pálpebras são cor da Pele.

Mais um Dudley, aqui percebe-se bem que além da trufa e das pálpebras, a comissura labial também é cor da pele (Cor de rosa), note que a cor dos olhos acompanha a degeneração da pigmentação, os dudleys tem os olhos muito claros, geralmente amarelo ou verde.

Amarelo com pigmentação para Chocolate.

Amarelo com pigmentação queimada por conta do frio, velhice, problema hepático ou fungo.

Dudley, quando nasce... nasce rosinha assim e permanece por toda a vida.

BROCAS CLOSE 4 JACKSON

AMARELO - COM A PIGMENTAÇÃO PERFEITA. Olhos de cor correta, pálpebras negras, comissura labial negra, e trufa PRETA.